fbpx

Arquivo mensal julho 30, 2018

porsupreme

Saiba o que é e como funciona o clareamento dental

É cada vez maior o número de pessoas que desejam fazer clareamento e ter dentes mais brancos e assim ter um sorriso mais bonito e rejuvenescido, não é verdade? Não é à toa que a procura pelo clareamento dental tem aumentado consideravelmente.

A insatisfação com a coloração dos dentes se dá ao fato de que com o passar do tempo o tecido amarelo, dentina, que dá cor aos dentes, continua crescendo e se depositando na estrutura interna causando escurecimento dos dentes.

O consumo constante de alimentos e bebidas que possuem grandes quantidades de corantes também altera a pigmentação, assim como questões genéticas e má higienização bucal. Outro fator que pode contribuir para a alteração da tonalidade do dente é o uso de tabaco.

Mas afinal como o clareamento dental funciona?

O clareamento dos dentes ocorre através de uma reação química, uma espécie de oxidação que penetra na estrutura do dente, quebrando as grandes cadeias de pigmentação amarelada, permitindo maior reflexão da luz nos dentes, tornando assim o dente mais branco.

Há duas maneiras de se realizar o processo de clareamento dental. Uma das formas é o clareamento feito em casa onde o paciente recebe uma moldeira feita sob medida e um gel clareador para aplicação. A duração do tratamento pode variar de acordo com cada paciente.

Outro ponto muito importante do tratamento feito em casa é a quantidade de gel aplicada. Se for colocado pouca quantidade, o resultado pode não ser alcançado, porém se for colocado em demasia, pode causar problemas na gengiva, por isso é imprescindível a orientação de um profissional.

A outra forma de clareamento é feita no próprio consultório. O dentista aplica o gel, que fica sobre os dentes por 1 hora. Esse produto tem concentração muito mais alta do que o gel utilizado no clareamento dental caseiro e é ainda ativado por uma fonte de luz, por isso, quando associado ao clareamento caseiro é onde temos os melhores resultados.

Depois de fazer o clareamento, quais os cuidados devem ser tomados?

De qualquer maneira o dente nunca mais voltará a cor antiga, pois foi alterada sua estrutura, mas para manter o nível do resultado, o paciente deve evitar alimentos com corantes como: café, coca-cola, vinho tinto, açaí, ou usar o bom senso; após a ingestão do alimento, correr para um banheiro para escovar os dentes 😉

Não é possível prever o grau de sensibilidade que cada paciente pode sentir durante e após o processo de clareamento dental. Algumas pessoas não sentem qualquer desconforto, porém algumas alegam sentir alguma sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou gelados. O uso de pasta dental adequada para dentes sensíveis e um enxaguante bucal com flúor, podem  ajudar  a minimizar a sensibilidade, caso ocorra.

 

Quer saber mais sobre assuntos relacionados a saúde bucal? Acompanhe nosso blog e veja nossos próximos post 😊

porsupreme

Prótese Fixa – Conheça as vantagens da implantação

A prótese fixa soluciona um dos problemas bucais que mais incomoda as pessoas: o uso de dentaduras ou pontes móveis na ausência total ou parcial dos dentes.

O tratamento que foi desenvolvido e que é capaz de devolver ao paciente conforto e estabilidade ao mastigar alimentos, é a implantação de prótese fixa.

A prótese fixa é aquela que é fixa na boca e substitui um ou mais dentes que foram perdidos devido a cáries ou traumatismos. São conjuntos de coroas dentais, presas sobre dentes ou implantes, feitas de porcelana. Este é o tipo de prótese que mais se aproxima em termos estéticos e funcionais dos dentes naturais.

Este tipo de prótese é indicado quando há falta de um dente, e não se pode usar implantes dentários para ancoragem do novo dente. A prótese fixa não necessita de cirurgia e é opção para aqueles que querem evitá-la ou que tenham restrição clínica para cirurgia.

Para confeccionar a prótese fixa, geralmente é necessário um preparo dental para que a prótese encaixe de maneira correta, para que os dentes naturais que receberão este revestimento não sofram. Para que o paciente não fique sem os seus dentes durante o tratamento, o dentista supre com o uso de uma prótese provisória estética,possibilitando o paciente de falar, mastigar, sorrir, normalmente.

Após a aplicação das próteses fixas, é necessário que o paciente faça sempre a higienização adequada, pois as próteses comportam-se como dentes naturais e exigem os mesmos cuidados. Uma boa escovação, complementada pelo uso do fio ou fita interdental.

Dependendo dos cuidados, higiene e hábitos, a prótese fixa pode ter durabilidade de vários anos. Um check-up anual e outros cuidados garantem a longevidade da prótese.

Este é um tratamento que definitivamente dá liberdade ao paciente, pois ele volta a ter seus dentes novamente, podendo utilizá-los da mesma maneira que utilizava seus dentes naturais, sem nenhuma limitação. Ou seja, este tratamento proporciona a muitos pacientes não só um novo sorriso mas também um novo estilo de vida!!

porsupreme

Você sabe o que Lentes de Contato Dentais?

O que são as lentes de contatos dentais

A eterna busca pelo sorriso branco e perfeito hoje em dia pode ser facilmente alcançada. A preocupação com a estética dental aumenta cada vez mais, afinal um sorriso bonito pode melhorar a autoestima de qualquer pessoa.
Entre os vários tratamentos disponíveis, as lentes de contato são uma excelente opção para quem tem, problemas com a cor, que não podem ser resolvidos com clareamento dental, problemas com o formato dos dentes e desalinhamentos, pois ajuda a uniformizar e a corrigir pequenos defeitos e falhas que prejudicam a estética e a harmonia do sorriso.
Para que o efeito de dentes naturais seja alcançado, é muito importante que o dentista escolhido tenha experiência com este procedimento, pois é necessário moldá-las e aplicá-las de acordo com as características dos dentes originais.

Tipos de lentes de contato dentais
Os dois materiais mais usados na fabricação destas peças são a resina e a porcelana. Enquanto as lentes de contato dentais de resina são mais baratas porém perdem o brilho e “amassam”, as lentes de contato dentais de porcelana são mais resistentes, e são lisas e brilhosas como um vidro, um resultado muito mais próximo do dente natural.

Como elas são colocadas?
Para as lentes de contato dentais é necessário um pequeno ou até mesmo nenhum desgaste da estrutura dentária do paciente. É realizada uma moldagem da região, que vai ao laboratório, onde serão confeccionadas as peças. Numa segunda consulta é promovida a cimentação das lentes de contato, e o paciente já sai com um sorriso novo!!

Limpeza e cuidados com lentes de contato dentais
A limpeza das facetas deve ser feita como a dos seus próprios dentes. O uso do fio dental uma vez ao dia e a escovação duas vezes ao dia com um creme dental com flúor ajudam a remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana responsável pela cárie e problemas gengivais. Evite morder objetos muito resistentes como canetas ou lápis, e tenha cuidado ao mastigar alimentos mais consistentes como milho de pipoca, pois quebram inclusive os dentes naturais.

Antes de mais nada, como se trata de um tratamento estético dentário, o importante é passar por uma avaliação de um dentista especializado para poder saber com certeza que tipo procedimento pode ser indicado para seu caso e como funciona os detalhes do procedimento.

WhatsApp chat