Quando se é realizado um tratamento ortodôntico ou estético, conquista-se um novo sorriso, porém nem sempre está harmônico com os traços do rosto, e é aí que a harmonização orofacial faz seu papel. Essa área tem conquistado cada vez mais espaço na odontologia, pois traz procedimentos pouco invasivos e relativamente simples que proporcionam resultados ótimos.
Hoje em dia, por meio de técnicas específicas é possível equilibrar a parte funcional e estética da face, dentro do consultório.
Aplicação de ácido hialurônico e toxina botulínica são alguns tipos de procedimentos que fazem parte de um tratamento de harmonização orofacial.
Vale esclarecer que nenhum desses tratamentos é uma cirurgia e todos são procedimentos pouco invasivos que tem por objetivo a correção estética.
O conhecido “botox” é uma das principais técnicas utilizadas na harmonização orofacial. É um procedimento pouco invasivo que proporciona mais firmeza para a pele. A aplicação do botox é bastante segura e o paciente tem poucos riscos de comprometimento motor ou vascular. Entretanto, mesmo sendo um procedimento seguro, é primordial que o paciente procure por um cirurgião dentista capacitado e especializado nesse tipo de procedimento.
Através do preenchimento, o cirurgião dentista consegue corrigir imperfeições como sorriso gengival, posição da sobrancelha e até o lifting da face. Todas essas correções proporcionam um sorriso mais simétricos e harmônicos com o rosto do paciente, promovendo ótimos resultados estéticos.
A aplicação desse ácido é mais uma técnica que faz parte da harmonização orofacial. Com o objetivo de minimizar o chamado “bigode chinês”, sua utilização também tem como finalidade harmonizar o rosto, corrigindo algumas imperfeições.
A aplicação do ácido hialurônico é bastante parecida com a do botox e, da mesma maneira, pode trazer excelentes resultados.
Utilizado principalmente para reduzir a papada, a aplicação de ácido deoxícólico também promove bons resultados estéticos, deixando o sorriso mais alinhado com a face.
Vimos que a harmonização orofacial, sem dúvida, proporciona ótimos resultados. Entretanto, é primordial que seja realizada por profissionais que possuam conhecimentos tanto da odontologia quanto da estética.