Os tratamentos de canal são procedimentos que devem ser feitos uma vez que o dente se deteriorou ao ponto de alcançar e prejudicar o tecido nervoso. Muitas vezes é difícil saber se um canal é necessário, pois os sintomas podem ser associados com outros problemas dentários. Para saber se está precisando de um tratamento de canal, veja abaixo os sinais:
Dor de dente persistente
Se a dor (moderada a forte) não desaparece depois de comer ou beber alimentos quentes ou frios, é um sinal. No entanto, se a dor é leve e não se prolonga, um tratamento de canal pode não ser preciso. Isto pode ser sintomático da dor de dente exigindo uma coroa.
Dificuldades para mastigar
Se ao mastigar ou morder alimentos você sente dor, sente que um dente está muito sensível a qualquer toque, ou acordar de noite com dor a ponto de ter que tomar remédio, pode ser necessário um tratamento de canal. Um canal só seria necessário se houver cárie e ela estiver profunda a ponto de tocar o tecido nervoso. Além disso, se há inchaço das gengivas mas não sente nenhuma dor, provavelmente deve ser uma infecção e criou-se um abcesso. Um dentista pode tirar um raio-x da área para determinar se este é o caso.
Dor de dente irradiante
Se você sente dor em um dente e ela irradie para outras áreas, isto é sinal de que um canal está precisando ser tratado. Por exemplo: se a dor se estende a partir de uma região para o maxilar inferior ou superior, ou na cabeça. Fique atento caso apareçam bolhas sobre a gengiva parecidas com espinhas. Se pressionar a área e sangue ou pus for sair, pode significar que você precisa tratar um canal.
Se você está desconfiado de que pode ter problemas em um canal dentário, procure um dentista o mais breve possível. Nesses casos, o tratamento deve ser realizado o quanto antes, pois se a infecção continuar, o dente corre o risco de ser completamente extraído.