fbpx
Botox: saiba tudo sobre a aplicação na Odontologia

Botox: saiba tudo sobre a aplicação na odontologia

A maioria das pessoas já ouviu falar em toxina botulínica ou como é mais conhecida popularmente – o famoso botox. Mas o que muitos desconhecem é que essa substância já vem sendo utilizada na Odontologia e não somente por Dermatologistas, como muitos pensam. 

Os profissionais da área fazem uso do botox para o tratamento de várias questões como por exemplo, problemas relacionados com a articulação temporomandibular (ATM).

Trata-se de um medicamento que ao ser injetado no local adequado, impede a liberação de neurotransmissores que provocam a contração muscular no rosto, inibindo o movimento de determinados músculos faciais que estão diretamente relacionados a problemas estéticos e funcionais. 

Veja a seguir algumas das possibilidades onde pode se fazer o uso de botox através da Odontologia.

Melhora do sorriso gengival

Muitas pessoas possuem o que é chamado de “sorriso gengival”, onde uma parte da gengiva fica mais exposta que o normal quando a pessoa sorri.

Através da aplicação do botox os pacientes podem, temporariamente, conseguir a redução do sorriso amplo. Porém, esse tratamento pode envolver diferentes procedimentos realizados por cirurgiões-dentistas em que se reposicionam os ossos maxilares. Mas cada caso é  avaliado de forma individual.

Nos tratamentos de implantes osseointegrados

Se faz o uso da toxina botulínica na diminuição da força do masseter, que é um músculo relacionado à mastigação. Nesse caso, o botox age como terapia complementar na reabilitação de implantes de carga imediata. O botox diminui a pressão da mastigação apenas enquanto o osso cicatriza ao redor dos implantes.

Diminuição das marcas de expressão

Uma das indicações de bula da toxina botulínica mais conhecidas é no tratamento de marcas de expressão. Estamos falando do controle de marcas de expressão na testa ou dos pés de galinha, por exemplo.

A diminuição de movimentos de determinados músculos, como o da testa, os da região entre as sobrancelhas e os perto dos olhos, tão conhecidos como “pés de galinha, reduz as marcas de expressão. 

Porém, o número de aplicações pode variar de acordo com o desenvolvimento da alteração muscular de cada pessoa. Vale lembrar que sua efetividade é temporária (cerca de quatro meses) e não dispensa outros produtos e tratamentos.

Vale destacar que todo procedimento que faz uso de injeção como é o caso do botox,  pode ocorrer certas reações no local da aplicação, como dor, hematoma inchaço, vermelhidão, mudança na sensibilidade, etc.

Se você tem interesse em realizar alguns destes procedimentos, é importante comunicar ao cirurgião-dentista caso você tenha quadros alérgicos graves a outras substâncias e/ou predisposição a convulsões, pois estes caso precisam ser avaliados com antecedência.

Ao ser submetido à aplicação da toxina deve se evitar passar a mão ou massagear a área tratada a fim de evitar que o botox chegue até áreas próximas. Só se exponha ao sol e realize atividades físicas quando o profissional responsável liberar.

Tem interesse em fazer botox? Clique aqui e agenda uma avaliação conosco!

 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

WhatsApp chat