fbpx

Dente do siso: mitos e verdades

O dente do siso, popularmente conhecido como “dente do juízo”,  são os últimos a nascer e geralmente aparecem já na vida adulta. Mas, ao contrário do que as pessoas pensam, eles não são nada mais que dentes molares, e não têm muita função na mastigação, pela própria localização, muito na região posterior da boca.

Geralmente este assunto deixa muitas pessoas com dúvidas e acabam surgindo alguns questionamentos. Para te ajudar a esclarecer alguns deles, hoje vamos abordar alguns mitos e verdades sobre este tão famoso dente.

Todo mundo tem os quatro sisos.

Há pessoas que podem não apresentar algum deles ou todos. Em alguns casos, o dente até pode estar ali – mas a erupção não ocorre.

A própria natureza está eliminando estes dentes, já que eles não tem mais função.

Mito

O dente do siso está exposto às cáries mesmo antes de nascer.

Qualquer dente só fica exposto à caries, quando está exposto ao ambiente bucal, mesmo que só com uma pontinha.

Mito

O dente do siso pode interferir no alinhamento da arcada dentária.

Como ele nasce mais tarde, existe a possibilidade de não ter espaço suficiente na boca para acomodá-lo. Aí, ao apontar, ele pode empurrar os dentes que já estão ali, entortando-os. Mas cada caso é um caso, não é uma regra.

Verdade

É preciso esperar os dentes nascerem para retirá-los.

Os sisos podem ser extraídos mesmo quando não estão visíveis na gengiva. Por meio de radiografias é possível saber se o posicionamento está problemático e, portanto, identificar se a extração é necessária.

Mito

O dente do siso é maior do que os outros dentes do fundo.

Os dentes do siso podem ser pequenos ou grandes, ter diversas raízes e até o formato variado, não há um padrão.

Mito

Uma dorzinha no dente do siso pode ser algum problema mais sério.

A dor é sinal de algum problema. Em geral, ocorre uma inflamação dos tecidos gengivais que circundam os sisos. Quando houver sensação dolorosa e inflamação, é preciso procurar o dentista para avaliar.

Verdade

Quando um dente do siso é extraído, os demais também precisam ser retirados.

Na verdade, a retirada de um dente não implica necessariamente na eliminação dos demais. Recomenda-se que, se for necessária a extração do dente superior esquerdo, o inferior do mesmo lado também seja retirado.

Mito (Na verdade, pelo menos o antagonista, sim)

Depois da extração do dente do siso, não há necessidade de repouso.

Após a extração do dente do siso, o repouso é extremamente necessário. O tempo de descanso dependerá do nível de complexidade da cirurgia.

Mito

É possível retirar os quatro sisos de uma vez.

Na verdade, é preferível retirar os quatro sisos de uma vez. Como o pós-operatório demanda repouso, uso de medicação e dieta especial, o melhor mesmo passar por tudo isso de uma vez só. Mas dependerá da complexidade de cada siso.

Verdade

A pessoa pode escovar os dentes normalmente após a cirurgia.

Após a cirurgia, a escovação no local da cirurgia, deve ser feita com muito cuidado. No entanto, no restante da boca pode e deve realizar normalmente.

Mito

Caso uma pessoa não precise tirar o siso, não precisará ter cuidados especiais com ele.

Os sisos são dentes localizados no fundo da arcada dentária, uma área de difícil limpeza e por isso os cuidados são essenciais.

Mito

Gostou desse artigo? Compartilhe!

WhatsApp chat