O implante dentário é uma peça/pino de titânio, colocado dentro do osso maxilar, abaixo da gengiva, para servir de apoio para a colocação de um dente, como se fosse a raiz do dente. Uma vez colocados os implantes, o dentista pode dar sequência à colocação de dentes substitutos sobre eles.
Quais são os benefícios dos implantes dentários?
Colocar implantes dentários traz inúmeros benefícios como:
- Melhora da Qualidade de vida e da autoestima
Com a implantação, é possível falar naturalmente, sem o incômodo que as dentaduras causam. Mastigar os alimentos sem qualquer constrangimento também se torna mais fácil. A aparência estética da pessoa melhora porque a face fica mais preenchida, deixando-a mais confiante e melhorando sua autoestima.
- Sentir o sabor dos alimentos
O uso dos implantes dentários fazem com que o paciente continue a sentir o sabor dos alimentos e mantém a sensibilidade da boca, o que não acontece com as próteses removíveis, que dificultam sentir o sabor da comida.
- Melhora a digestão e o funcionamento do organismo
Os implantes beneficiam o sistema digestivo porque facilita a mastigação e trituração dos alimentos. A falta de dentes prejudica na hora de mastigar, fazendo com que os alimentos cheguem em grandes pedaços no estômago e isso origina problemas gastrointestinais e digestivos. Com os dentes sobre implantes dentários o organismo funciona melhor.
- Melhorar a saúde bucal
Ao colocar os implantes necessários, ajuda muito na hora de escovar os dentes e manter a saúde bucal em dia.
Quais as indicações e contraindicações dos implantes dentários?
Há alguns fatores que podem atrapalhar e diminuir o sucesso efetivo do implante, como por exemplo: doenças na gengiva, tabagismo e diabetes não tratado. Para outros casos esse tratamento dentário é contra-indicado como: pacientes que sofrem com problemas cardíacos, em tratamento de quimioterapia ou em caso de osteoporose. Nestes casos o mais indicado seria o uso de dentadura.
Implante dentário dói?
Para este procedimento, o dentista fará aplicação de anestesia local para que seja feita a incisão na gengiva e a fixação no osso. Porém, após a cirurgia, o dentista poderá recomendar o uso de medicamentos para evitar dores e infecções.