fbpx

Implante Dentário: Saiba o que é e qual sua importância

Muito provavelmente você já ouviu falar em implante dentário ou já precisou colocar um certo? Mas você sabe exatamente o que é um implante e para que ele serve?  Para responder a essa e outras perguntas, hoje vamos trazer os principais questionamentos envolvendo este tema.

Além da higiene bucal ineficiente, existem diversos motivos pelos quais as pessoas podem perder os dentes: desde um acidente, uma batida, até uma questão genética. Logo que detectado o problema, é importante que o dente natural seja substituído o mais rápido possível. Se você acha que seu dente com problema que pode ser aquele lá no fundo da sua boca, que praticamente ninguém vê, não precisa de cuidados, ou que perder um dente só não fará falta, já que você tem tantos outros pra mastigar é aí que você se engana. Todos os dentes são importantes e a falta de qualquer um deles pode causar, movimentações indesejadas dos outros elementos, consequentemente diversos problemas de mastigação e de mordida, cáries entre os dentes, dores na musculatura e no maxilar, perda óssea e problemas de canal.

Mas afinal, como é feito um implante dentário?

O implante é feito através da colocação de estruturas de titânio, (que é totalmente compatível com o organismo humano), fixado na mandíbula para a futura sustentação de próteses dentárias. Esses implantes são raízes artificiais que irão substituir as raízes dentárias naturais. O tratamento pode ser feito com próteses de porcelana que irão preencher os espaços vazios que os dentes perdidos deixaram.

Como a técnica é realizada?

 Esse procedimento é realizado através de uma pequena cirurgia em consultório odontológico com anestesia local. Embora seja uma cirurgia simples, o paciente deve repousar no pós-operatório, a fim de que se recupere no prazo esperado. O cuidado com a prótese deve ser o mesmo caso fosse um dente natural.

Dói para colocar o implante? É possível ter alguma rejeição?

A dor desse procedimento costuma ser pequena se comparada a outros procedimentos cirúrgicos. Como boa parte do procedimento envolve somente um tecido que não possui nervos, a maioria dos pacientes costuma achar o procedimento bem tranquilo.

Quanto a rejeição ao implante, é praticamente impossível de acontecer, pois como o titânio é um material biocompatível, ele se integra ao tecido ósseo.

O que é necessário para ter um bom pós-operatório e a implantação ser bem- sucedida? 

  • É necessário que o paciente coma somente alimentos líquidos ou pastosos e não ingerir alimentos ácidos e/ou quentes;
  • Não carregar peso ou praticar exercícios físicos;
  • Não fazer pressão sobre o local da implantação;
  • Escovar os dentes com cuidado e manter limpa a região do implante a fim de evitar infecções;
  • Fazer compressas geladas;
  • Beber água para manter a hidratação;
  • E por fim, em caso de dor, use somente o analgésico prescrito pelo Implantodontista. Não se automedique!

Viu como é simples e importante o implante dentário? Por isso, procure uma clínica de confiança e vá regularmente ao dentista. Sua saúde bucal não pode ficar para depois 🙂

Gostou desse artigo? Compartilhe!

WhatsApp chat