A imunidade é extremamente influenciada pela saúde bucal. E, nesse momento de contágio pelo coronavírus, onde uma das formas de transmissão é através da boca, é essencial manter os cuidados com a higiene bucal.
Milhares de pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus (COVID-19) e por isso, manter a saúde bucal em dia pode auxiliar nas atividades dos anticorpos e, assim aumentar a resistência ao novo vírus.
Ao ser contaminado, as bactérias que se instalam nas parte internas da boca podem se espalhar através da corrente sanguínea, podendo causar danos aos órgãos vitais e do sistema imunológico.
Portanto, separamos algumas dicas de saúde bucal, para manter sua imunidade e que são eficazes contra a contaminação.
Manter a higienização de forma correta
Na nova rotina influenciada pela pandemia, muitos hábitos podem ser esquecidos ou descuidados.
Por isso, não se esqueça de escovar os dentes após as principais refeições, assim você evita que sua boca vire em um local propício à proliferação de vírus e bactérias e mantém sua saúde e sua imunidade.
Além do coronavírus, outros vírus e bactérias podem enfraquecer o seu sistema imunológico. Por isso, cuide-se para evitar idas aos hospitais e o risco de contaminação.
Observe sua escova de dentes
Escova de dentes tem vida útil relativamente curta e seu uso não deve ultrapassar de 3 meses. Porém, este é um conselho que deve ser seguido sempre e não somente durante a epidemia.
Tenha o hábito de observar sua escova para deixá-la livre de fungos e bactérias, pois depois de certo período de uso, as cerdas ficam desgastadas e vão perdendo sua eficácia.
Outra recomendação importante é que escova de dentes deve ser de uso individual e nunca deve ser compartilhada.
Evite colocar a mão na boca
Muitas pessoas possuem o hábito de constantemente colocar a mão e objetos na boca. Roer as unhas, abrir embalagens com os dentes, morder tampa de caneta são algumas atitudes que podem deixar a pessoa mais exposta ao vírus, podendo afetar sua imunidade.
Assim como as mãos, os objetos ficam expostos a inúmeros microrganismos prejudiciais à saúde. O coronavírus, por exemplo, dependendo da superfície em que esteja alojado, pode resistir por vários dias.
Uma atenção especial para bebês que fazem uso de chupetas, mordedores etc. Caso o uso desses objetos não possa ser evitado, higienize mais rigorosamente todos os itens em que a criança tenha acesso e o hábito de colocar na boca.
Beijos e a saúde bucal
Como dito anteriormente, a boca é uma porta de entrada para vírus e bactérias, podendo atacar a sua imunidade. Por isso, os beijos na boca e no rosto facilitam a transmissão direta e podem ser arriscado em tempos de coronavírus.
No caso do beijo no rosto, a saliva acaba ficando sobre a pele e o vírus fica mais perto dos olhos, nariz e boca, facilitando a entrada para o organismo.
Saúde e imunidade
Todos os cuidados com a higiene bucal durante o coronavírus são fundamentais para manter sua imunidade e combater a contaminação. Mas, além da saúde bucal, que deve receber bastante atenção nesse momento delicado, outros cuidados de higiene devem ser seguidos à risca:
Ao tossir e espirrar, use o braço para cobrir a boca e nariz;
Lave as mãos por pelos menos vinte segundos com água e sabão;
Ao lavar as mãos, esfregue bem entre os dedos e as unhas;
Faça o uso de álcool em gel para higienizar com frequência as mãos e objetos;
Antes de consumir ou armazenar, lave as verduras, legumes e frutas;
Mantenha os ambientes limpos e deixe as janelas abertas para ventilar.
Agora que você já sabe que a saúde bucal influencia na sua imunidade, cuide bem dela! Além dos cuidados de higiene bucal que você deve ter, saiba que também é muito importante ir regularmente ao dentista.