fbpx

Sensibilidade nos dentes: o que você precisa saber

A sensibilidade nos dentes atinge muita gente e é um problema bem comum. Mais de 40% da população sofre com a hipersensibilidade. E, aí, comer algo mais quente, gelado ou doce vira um sofrimento.

Mas afinal, quais são as causas dessa sensibilidade?

Na verdade, esse incômodo se desenvolve ao longo do tempo devido a problemas como:

●      Escovação incorreta

Escovar os dentes parece algo bem simples, mas se não for feito da forma correta pode trazer problemas para a saúde bucal. Quando você coloca muita força na escovação, acaba agredindo os dentes e a gengiva, deixando a dentina exposta.

●      Bruxismo

Pessoas que têm bruxismo (que rangem e/ou apertam os dentes), também podem apresentar sensibilidade, devido aos danos que o hábito causa ao esmalte do dente.

●      Clareamento

Os produtos químicos utilizados para clarear os dentes são muito abrasivos e podem desmineralizar o esmalte. Além disso, quando não usados com a supervisão de um dentista, esses produtos podem danificar a gengiva e levar a lesões que deixam a dentina desprotegida.

●      Gengivite

A gengivite e outras doenças bucais também causam sensibilidade nos dentes. Quando está inflamada ou infeccionada a gengiva se desprende do dente, deixando a dentina exposta e sensível às ações do frio e calor dos alimentos e bebidas.

●      Erosão ácida

A erosão ácida acontece quando o esmalte dos dentes é atacado por ácidos que provocam seu desgaste e desmineralização, como a ingestão de um suco de limão. Por isso aguarde 30 minutos depois da ingestão pra escovar os dentes.

●      Dente quebrado e excesso de restaurações

Dentes quebrados vão deixar a dentina mais desprotegida, aumentando os riscos de sensibilidade.

Esse problema tem solução?

Assim como a origem, a solução tem várias formas. O caminho depende da causa do problema. Para identificá-lo corretamente, o ideal é buscar ajuda de um profissional assim que o choquinho incômodo aparecer.

A questão é que a maioria das pessoas espera até sentir fortes dores para marcar a consulta. Porém a demora em procurar um dentista pode agravar o problema e se transformar em uma inflamação grave. Em alguns casos a inflamação pode evoluir de tal forma que a única solução é com tratamento de canal. Não deixe chegar a esse ponto. Quem procura o especialista antes de o martírio ficar insuportável tem uma gama de tratamentos à disposição. Mas o melhor é sempre atuar na prevenção.

Como tratar dentes sensíveis?

A sensibilidade dos dentes geralmente pode ser tratada e curada. Seu dentista pode prescrever flúor em gel ou um enxaguante bucal com flúor. Você também pode tentar cremes dentais de baixa abrasividade com formulações feitas especialmente para dentes sensíveis. Pergunte ao seu dentista quais são os produtos mais adequados para o seu problema de sensibilidade. Tenha cuidado com a escovação e evite que seus dentes se desgastem ainda mais.

Vale lembrar que somente um dentista poderá confirmar a origem da sua hipersensibilidade dentinária. Se você estiver com algum problema dentário, sempre peça orientação ao seu dentista. Informe-se também sobre os corretos hábitos de escovação e uso de fio dental.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

WhatsApp chat