O sorriso gengival pode ser um dos fatores impeditivos para uma boa estética bucal, sabia? Pois, a aparência do sorriso não está relacionada somente a dentes brancos e alinhados. Mas, a gengiva possui um papel muito importante no que se refere à saúde bucal.
Em muitas pessoas, às vezes a gengiva fica mais exposta do que o normal, causando o que chamamos de sorriso gengival. Como resultado, isso pode incomodar algumas pessoas.
Mas quais serão os tratamentos para corrigir esse problema? Explicamos a seguir um pouco mais sobre o sorriso gengival. Confira!
O que é Sorriso Gengival
Caracterizado por uma exposição exagerada da gengiva, este tipo de problema pode aparecer entre homens e mulheres. E, pode prejudicar o equilíbrio estético entre a gengiva, os dentes e a boca.
Mesmo que cada pessoa possua suas próprias características e medidas, sempre existe o que é classificado como padrão estético. Por exemplo, o tal sorriso bonito e harmônico possui dois milímetros ou menos de tecido gengival aparente. Ultrapassando essa medida, geralmente já é considerado como sorriso gengival.
Por outro lado, quando há a pouca cobertura da gengiva nos dentes, conhecida como retração de gengiva, também pode prejudicar a estética bucal.
Causas do Sorriso Gengival
Podemos considerar que uma das principais causas do sorriso gengival é a questão genética. Entretanto, o problema pode ser causado por outros fatores como: problemas gengivais, musculares, esqueléticos ou hormonais
Não só essas características que contribuem como também a pessoa ter hipertrofia gengival, o lábio superior curto, excesso maxilar, inflamações na gengiva, uso de alguns medicamentos, etc.
Tratamentos para correção do sorriso gengival
Botox
O botox, também conhecido como toxina botulínica, é uma substância que tem como característica paralisar os músculos.
Essa toxina é usada para fins de relaxamento da musculatura, fazendo com que o lábio não retraia tanto e, assim consequentemente apareça menos gengiva.
O procedimento deve ser realizado por um dentista que saiba a técnica correta. Uma vez que é realizado, o resultado é temporário durando em torno de 4 a 6 meses.
Ortodontia
Já com a realização dos tratamentos ortodônticos, o que pode ajudar na correção são os aparelhos, tendo em vista que eles amenizam consideravelmente o sorriso gengival.
Os aparelhos ortodônticos corrigem os dentes erupcionados e alinham a posição, eliminando a exposição excessiva da gengiva.
Cirurgia Periodontal
A cirurgia periodontal para correção de sorriso gengival é uma intervenção com resultado definitivo. Porém não é indicados para todos os casos, tendo que ser avaliado por um odontologista ou cirurgião plástico. Esse tipo de procedimento têm como finalidade retirar o excesso de tecido gengival e reconstruir o contorno em volta dos dentes.
Cirurgia ortognática
Este tipo de cirurgia promove a movimentação do maxilar com o objetivo de proporcionar a mordida correta, além de melhorar a estética do sorriso.
Cirurgia de reposicionamento labial
Já nesse caso, o procedimento retira uma parte extensa da mucosa localizada acima das gengivas, proporcionando a diminuição e aproximação da mucosa que reveste a parte interna dos lábios das gengivas.
Leia também: Aumente a autoestima com o seu sorriso