Se você acorda e frequentemente está com dor de cabeça, dor no pescoço ou com os músculos do rosto doloridos você pode estar sofrendo de bruxismo. Mas o que é o Bruxismo?
O Bruxismo, também conhecido por briquismo, é uma desordem funcional que tem como o ranger e travar dos dentes como suas principais características, ocorrendo com maior predominância durante o sono.
Esta disfunção geralmente está ligada a fatores genéticos, estresse, ansiedade ou a problemas físicos como fechamento inadequado da boca, por exemplo.
Não se sabe exatamente o motivo mas o bruxismo afeta 15% das crianças, porém, com os passar dos anos a incidência tende a diminuir.
Para muitos, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, geralmente o ranger noturno dos dentes é ouvido por outras pessoas, normalmente algum membro da família, que alertam o paciente. Para outras pessoas, só é possível descobrir quando fazem algum exame dental e no diagnóstico aparecem as complicações nos dentes.
Não se conhece, ainda, um tratamento eficaz para curar o bruxismo. Os recursos mais indicados para o tratamento, porém, são as placas interoclusais rígidas de acrílico, moldadas de acordo com a arcada dentária do paciente. Elas ajudam a liberar os movimentos responsáveis pela mastigação e impossibilita o atrito que provoca o desgaste dos dentes.
Também conhecido como “toxina botulínica”, o botox é um meio seguro para o tratamento do bruxismo. O medicamento promove o relaxamento da musculatura promovendo a diminuição dores que podem ser provenientes do apertamento dentário, fazendo com que alivie as dores de cabeça, no rosto e/ou pescoço, provocados pelo bruxismo.
Os principais objetivos dos tratamentos são reduzir a dor e prevenir os danos permanentes aos dentes.
Recomendações:
- Consulte um dentista regularmente;
- Não se esqueça de colocar a placa interoclusal antes de dormir ou sempre que o problema se manifestar;
- Pratique atividade física pois pode ajudar a controlar o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o ato de apertar os dentes.
Conhece alguém que tenha alguns desses sintomas? Então aproveite essas informações e compartilhe!